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Adicionado junho 06, 2013

A angustia

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Não coma mais as unhas, não fique rangendo os dentes e pare de mexer o corpo para todo lado. Aprenda a ficar tranquila e a lidar com a angústia e a preocupação. Veja como aprender a se controlar.

 

E como deixar de lado os tiques nervosos.

Os tiques nervosos, o movimento dos pés, o estalar dos dedos, a tensão dos músculos do corpo e a aceleração do coração são alguns sinais de que você está ansiosa, de que tem alguma preocupação que ainda não conseguiu resolver.

Na maioria das vezes, os tiques são inconscientes e não dão trégua, e só desaparecem durante o sono.

A preocupação e a angústia são sensações muito normais, mas também muito incômodas. Às vezes a gente quer se acalmar, mas não sabe o que fazer. Quando percebemos, estamos rangendo os dentes e roendo as unhas.

Ranger os dentes é um sintoma: alguma coisa não está bem e precisa ser resolvida.

Analise o que está acontecendo

Muito simples, para recuperar a calma, pergunte-se por que você se sente assim, analise os motivos e então encontre a origem do problema.

Na maioria das vezes a preocupação acaba quando a gente resolve os problemas que estão incomodando e tirando nossa paz. Então, às vezes, a solução parece óbvia: resolver o problema, começar a fazer alguma coisa. Por exemplo, se estamos preocupadas com uma prova, podemos estudar, fazer aulas particulares ou pedir ajuda; desse jeito, aos poucos, a angústia vai passar.

Mas o problema não acaba aí. Às vezes, mesmo sabendo que a angustia vai embora depois resolver o tal problema, não sabemos como resolvê-lo. Ou então na verdade não queremos uma solução porque temos medo ou porque resolvê-lo significa afrontá-lo, aceitá-lo e ter coragem. Por isso, não é tão simples como pode parecer. Mas roer as unhas também não vai ajudar.

É muito importante saber que sua ansiedade e a sua angústia vão desaparecer quando você começar a resolver a causa do problema. Mas isso não é tudo o que você tem que saber...

É incrível a sensação de alívio e de felicidade quando tiramos um peso das costas. É como receber a nota de uma prova, ou terminar um trabalho superimportante, ou superar alguma doença, crise econômica ou qualquer outra coisa. Mas infelizmente outras coisas vão acontecer no futuro que vão nos preocupar. Então isso vira um jogo que nunca acaba....

O que fazer?

Aprenda a controlar suas emoções e sentimentos e enfrentar com coragem e confiança tudo o que vier. Aprenda a reconhecer seus tiques nervosos. Perceba quando vai começar a roer as unhas, e não comece!

Não faça tempestade em copo d’água: às vezes as situações difíceis não são tão grandes e a gente é que transforma elas em algo maior e mais complicado do que realmente são. Pense friamente na sua situação e analise se vale a pena se preocupar tanto. 

Se você é muito nervosa, se está sempre rangendo os dentes, procure ficar mais calma malhando, fazendo ioga, comendo coisas saudáveis e balanceadas e dormindo bem. Está comprovado que dormir sempre em horários diferentes e comer alimentos com muito açúcar, assim como tomar café, altera o metabolismo.

Fale

Fale sobre suas preocupações com outras pessoas. Isso vai ajudar você a se acalmar e a conhecer as opiniões das pessoas que gostam de você.

Aprenda a respirar. Acredite, isso vai ajudar você a se acalmar. Procure respirar lenta e profundamente.

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