Conoce más acerca de los cambios por los que pasa 				nuestro cuerpo y cómo mantenerlo saludable

Cuidado e Saude Dos Seios

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 06, 2013

Autoexame de mama. Toque-se!

  • Ícone de visitas 2643
  • Ícone de comentários 0
  • Ícone de Rating
 

Uma forma de participar da sua própria saúde é fazer um autoexame de mama uma vez por mês. Quando você faz sua visita anual ao médico, ele faz um exame completo de mama. Mas independente disso, fazer o autoexame todos os meses vai deixar você mais informada sobre qualquer mudança que possa acontecer em sua mama. As garotas que estão no final da adolescência, ao redor dos 20 anos, devem começar a fazer o autoexame de mama uma vez por mês.

O objetivo desse exame é procurar por nódulos que podem ser cancerígenos. Mas não se assuste! Isso não é tão ruim quanto parece, pois estudos já provaram que a maioria dos nódulos na mama não são cancerígenos. O câncer de mama é raro em adolescentes e mulheres na faixa dos 20 anos; quer dizer, o risco de você ter a doença hoje é muito pequeno.

“Por que devo fazer o exame de mama?”

Em primeiro lugar, fazendo do autoexame um hábito você vai conhecer sua mama muito melhor. Se algo estranho aparecer, você vai saber imediatamente.

Muitas adolescentes e mulheres têm medo de examinar a mama porque têm medo de encontrar alguma coisa, ou porque não entendem o motivo do exame. Mas se você sabe o que está procurando e entende a importância de fazer o exame, ele vai ser bem mais fácil.

“Quando devo fazer o exame?”

O autoexame mensal deve ser feito depois da menstruação, porque as mamas vão estar menos sensíveis e inchadas. Depois de alguns meses, você vai virar uma expert nesse assunto. É interessante aprender a fazer o autoexame com o seu médico, pra ter certeza de que está fazendo certo. E lembre-se, se você encontrar um caroço ou qualquer coisa fora do normal, não espere: consulte o médico imediatamente.

Passos para o autoexame de mama

PASSO 1: Observação

Vá até um lugar com bastante luz. Tire a blusa e observe atentamente seus seios na frente do espelho. Você percebe alguma mudança, como alterações no mamilo, áreas com caroços ou erupções na pele?

Em seguida, ponha as mãos no quadril e faça força com os braços observando seus seios. Percebe alguma coisa diferente? Seus seios devem ter uma aparência limpa, sem manchas ou caroços.

Aperte suavemente os mamilos para verificar se não sai nenhum líquido. Se sair um líquido claro, isso é normal. Se o líquido está misturado com sangue, procure seu médico.

PASSO 2: Use os dedos

Deite de costas com uma almofada debaixo do ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo debaixo da cabeça. Imagine que sua mama é feita de pequenas esferas dispostas em forma de espiral.

Com a mão DIREITA comece o exame usando seus dedos, acompanhando as espirais de fora para dentro.

Continue dessa forma até examinar todo o tecido da mama e também a área do mamilo. Se você quiser aprofundar o exame um pouco mais, pode fazer círculos mais suaves debaixo da axila, porque o tecido da mama se estende por cima e por baixo da axila. Se você tem seios grandes, precisa fazer mais pressão durante o exame para ter certeza está fazendo tudo certo.

PASSO 3: Mude de lado

Agora mude de lado. Ponha a almofada debaixo do seu ombro direito, ponha a mão direita debaixo da cabeça e comece a fazer o exame com os dedos da mão esquerda.

Terminou!

Pronto! Com esses pequenos passos você realiza seu autoexame. Seus autoexames serão reforçados com os exames anuais que você vai fazer com seu médico. Mesmo assim, avise ao médico sobre qualquer mudança em suas mamas ou sobre qualquer outra preocupação que você tenha; assim você pode fazer exames mais detalhados.

Fechar
 
 
0
Comentários
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
Quanto você sabe sobre HIV?
bbblink