Conoce más acerca de los cambios por los que pasa 				nuestro cuerpo y cómo mantenerlo saludable

Consultas Com o Ginecologista

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 06, 2013

Exames ginecológicos de rotina

  • Ícone de visitas 5424
  • Ícone de comentários 0
  • Ícone de Rating
 

Exame bimanual

Quando for fazer seu exame de rotina, relaxe. Considere que é só uma revisão ou um controle. Pode ser chato e incomodar um pouco, mas lembre-se que o médico está fazendo o seu trabalho e que para ele é tudo rotina. Fique calma e peça à sua melhor amiga (ou sua mãe, ou tia) para ir com você. Assim fica mais simples.

Em geral o ginecologista começa a consulta com um exame usando um instrumento chamado espéculo. Depois ele faz um toque muito simples para verificar tamanho, forma, consistência e localização do colo do útero, do útero e dos ovários. Esse exame se chama bimanual porque os instrumentos de trabalho são as duas mãos do médico.

Funciona assim: com uma mão o médico pressiona a parte baixa do abdômen externamente. Depois ele introduz um ou dois dedos na vagina, usando luvas e lubrificante. Assim ele pode encontrar os ovários e identificar qualquer área que pareça estranha.

Você pode sentir um pouco de desconforto, mas isso é normal e acontece porque os ovários são sensíveis à pressão. Não quer dizer que você tenha um problema. Mas avise o médico se sentir dor - isto não é um teste de coragem. Se você avisar o médico que o exame está incomodando, ele pode fazer ajustes conforme a sua necessidade. Essa informação pode ser muito importante para o médico.

Exame de mamas

– Estamos quase no fim! A seguir descrevemos o exame de mamas. O médico fica em pé ao lado da mesa para poder sentir os tecidos dos seios. Também examina ao redor do peito com os dedos, fazendo um movimento circular que parece o movimento de amassar pão. No final, ele aperta um pouco os mamilos para ver se tem alguma secreção. Esse exame é rápido, fácil e normalmente não causa desconforto.

É muito importante você saber examinar seus próprios seios. É muito fácil; todas as mulheres devem fazer isso. Pergunte ao médico como se faz. A maioria dos médicos dá instruções sobre como fazer o autoexame de mamas.

Exame de toque retal. Respire fundo e relaxe!

Usando luvas, o doutor introduz um dedo lubrificado no reto para ver se tem alguma coisa irregular; o exame é só isso e acaba logo. Respire fundo e relaxe! Assim fica mais simples e não dói tanto. Mas se você sentir dor, avise o médico.

Fechar
 
 
0
Comentários
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
Quanto você sabe sobre HIV?
bbblink