Conoce más acerca de tu periodo y cómo mantenerte protegida

Menstruación y Tu Ciclo

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 05, 2013

O fluxo menstrual intenso

 

e ter bebês?

Cada vez que um ovário expulsa um óvulo, o seu corpo se prepara para ter um bebê. Se o óvulo não se unir a um espermatozoide, o ciclo menstrual simplesmente continua.

A relação mais comum entre menstruação e gravidez é que o primeiro sinal que levanta a suspeita de gravidez é o atraso do ciclo menstrual.

Cada vez que um ovário expulsa um óvulo, o seu corpo se prepara para ter um bebê. Se o óvulo não se unir a um espermatozoide, o ciclo menstrual simplesmente continua.

Durante o ciclo menstrual existe um período de alguns dias nos quais a relação sexual tem grande chance de resultar em gravidez.

O endométrio, a membrana que reveste o útero, é macia, esponjosa e formada de tecido e de sangue; ela fica mais grossa por causa de um hormônio (uma substância química mensageira) chamado progesterona. O endométrio é o tecido produzido no interior do útero, todo mês, durante o ciclo menstrual. Se o óvulo é fertilizado por um espermatozoide, essa membrana serve como proteção; é através dela que o bebê em desenvolvimento vai receber a nutrição que precisa.

Na maioria das vezes o óvulo não é fertilizado e se dissolve. Quando isso acontece a membrana do útero não é utilizada, mas se desprende e sai do corpo através da vagina, como um fluxo avermelhado que contém sangue. Isso é a sua menstruação.

Portanto, esta é uma relação entre menstruação e gravidez: quando uma acontece, a outra não acontece.

Então, o que é menstruação? A menstruação é a eliminação do revestimento interno do útero num ciclo em que não aconteceu a fecundação.

E depois…

Começa um novo ciclo menstrual! Sua menstruação dura alguns dias e o corpo expulsa parte da membrana do útero. Depois, quando a menstruação termina, um de seus ovários se prepara para expulsar outro óvulo. Quando isso acontece, o útero começa outra vez a desenvolver uma membrana grossa. O óvulo viaja através da trompa de Falópio até o útero... e o ciclo recomeça. Toda mulher precisa entender bem o que é menstruação.

Sabia que…?

Uma mulher tem aproximadamente 500 ciclos menstruais durante a vida. A menstruação não acontece durante a gravidez. E que uma mulher saudável nasce com aproximadamente 300 mil óvulos? A menstruação acaba de vez quando a mulher tem cerca de 50 anos; isso é conhecido como menopausa. O número de óvulos diminui a partir dos 30 anos, chegando a apenas 12% do total inicial.

Informe-se sobre o que é a menstruação e a relação que tem com gravidez... e bebês!

Fechar
 
 
0
Comentários
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
Você sabe desfrutar o seu tempo?
bbblink