Conoce más acerca de los cambios por los que pasa 				nuestro cuerpo y cómo mantenerlo saludable

Puberdade

http://media.soentreamigas.com.brEntre para perguntar aos expertos

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 06, 2013

“O que está acontecendo comigo?”

 

Agora que você está crescendo, provavelmente vai perceber que seu corpo está mudando de várias maneiras. Vai sentir mudanças na sua aparência e no jeito como você se sente. Isso acontece porque você está passando por uma fase chamada puberdade. É nessa fase que você se transforma de menina em mulher.

 

A puberdade em geral começa entre os 9 e 14 anos e dura alguns anos. Cada pessoa é diferente, seu corpo é que vai decidir qual é o momento certo para você entrar na puberdade, independente da sua idade. A puberdade tem um aspecto biológico e universal, caracterizada por transformações visíveis.

Crescimento e Desenvolvimento

A puberdade começa quando uma glândula que fica embaixo da parte frontal do cérebro, a hipófise, envia um sinal para seu corpo começar a produzir uma substância química especial. O estrogênio e a progesterona são os hormônios femininos, e são responsáveis pelo desenvolvimento sexual da mulher e pelo ciclo menstrual. Essa substância química se chama estrogênio, é produzida nos ovários e é responsável por muitas mudanças que você vai passar. O estrogênio é o principal hormônio feminino; os homens possuem um hormônio diferente, a testosterona, que causa a maioria das mudanças no corpo.

Você vai saber que está entrando na puberdade quando começar a crescer de uma hora para outra. Você também vai perceber que o seu corpo vai ganhar formas femininas. E não se preocupe se suas amigas entrarem na puberdade antes de você, pois sua vez logo vai chegar.

A idade para entrar na puberdade não é a mesma para meninos e meninas, nem a mesma para todos os meninos ou todas as meninas. O ciclo menstrual na mulher é causado pela liberação alternada dos hormônios femininos. Se aos 14 anos você ainda não passou por todas as mudanças da puberdade ou se sua menstruação não chegou até os 16 anos de idade você deve procurar um médico.

Por que comigo?

A puberdade também é início do amadurecimento sexual. Todas as mudanças pelas quais você vai passar na puberdade são para preparar seu corpo para a reprodução, para ter filhos. As mudanças da puberdade, tanto físicas como psicológicas, são comandadas principalmente pelos hormônios sexuais. Nas garotas, os ovários começam a aumentar a produção de estrogênio e de outros hormônios femininos.

As garotas passam por mais mudanças na puberdade que os garotos.

Relaxa!

As principais mudanças da puberdade são as hormonais. Essas mudanças não vão acontecer da noite para o dia. Você vai ver que algumas são rápidas, mas outras levam alguns anos.

Fechar
 
 
0
Comentários
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
Quanto você sabe sobre HIV?
bbblink