Conoce más acerca de los cambios por los que pasa 				nuestro cuerpo y cómo mantenerlo saludable

Doenćas Femininas

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 06, 2013

Síndrome de ovários policísticos

  • Ícone de visitas 6039
  • Ícone de comentários 0
  • Ícone de Rating
 

O que é a SOP?

A síndrome de ovários policísticos (SOP), também é conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal. É a alteração endocrinológica mais comum na mulher e afeta de 6 a 10% das mulheres em idade reprodutiva. A SOP é uma causa comum de infertilidade e é uma desordem genética que pode ser transmitida aos filhos.

A causa da SOP é uma desordem do ovário e da glândula pituitária, levando a uma produção hormonal desequilibrada. A síndrome do ovário policístico ocorre quando variações nos níveis de hormônios causam irregularidade nos ciclos menstruais.

No ovário, a cada mês um folículo amadurece e um óvulo é produzido e liberado. Esse processo é chamado de ovulação. Um ovário policístico tem muitos folículos que não chegam a amadurecer e não liberam óvulos. Esses folículos imaturos são vistos como pequenos cistos dentro do ovário.

Mulheres com SOP têm o aparelho reprodutor normal, incluindo o útero e as trompas de Falópio. Mas seus ovários são aumentados e contêm vários pequenos cistos. Esses cistos podem ser detectados por ultrassom com facilidade. Eles em geral ficam pequenos e não precisam ser removidos. Os cistos não aumentam o risco de câncer de ovário.

A SOP pode afetar as mulheres de formas diferentes, pois apenas alguns dos sintomas podem se manifestar, variando de caso a caso.

Sinais e Sintomas

Cistos nos ovários.

Ciclos menstruais irregulares ou falta de menstruação.

Ovulação irregular ou falta de ovulação.

Dificuldade para engravidar, por causa da fertilidade reduzida.

Pelos indesejados no rosto ou no corpo. (Hirsutismo).

Acne e pele oleosa.

Facilidade para aumentar de peso e dificuldade para emagrecer.

A SOP causa predisposição a doenças cardiovasculares, diabetes e patologias endometriais.

Queda de cabelo.

Insulina e SOP

Outro hormônio que tem um papel decisivo é a insulina,  que controla o açúcar no corpo. Mulheres com síndrome de ovário policístico produzem mais insulina, ou a insulina que produzem não funciona como deveria. Por isso elas têm tendência a aumentar de peso ou dificuldade para emagrecer. Também têm maior risco de diabetes (níveis altos de açúcar no sangue).

Tratamento

Não existe cura para a síndrome de ovário policístico. Mas os sintomas podem ser tratados e a fertilidade pode voltar. Da mesma forma, os riscos diminuem em relação aos problemas de saúde associados à SOP, como o câncer endometrial, insulina alta, doenças do coração e pressão alta. O tratamento depende dos sintomas e da vontade de engravidar.

Indicações

Fazer exercícios todos os dias por 30 minutos influencia a ovulação de forma positiva. Em algumas mulheres com SOP a perda de peso diminui os níveis de insulina o bastante para permitir que a ovulação aconteça.

Diminuir o consumo de alimentos ricos em carboidratos refinados, tais como massa, batata, pães brancos e açúcares. Isso pode ajudar a diminuir os níveis de insulina no sangue.

Fechar
 
 
0
Comentários
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
Quanto você sabe sobre HIV?
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
bbblink