Conoce lo más relevante para tu vida, autoestima, sexo, etc…

Confiança e Autoestima

« Voltar a ARTIGO

Adicionado junho 06, 2013

Tenho medo

 

Ninguém gosta de sentir medo. Entretanto, o medo é um mecanismo natural do corpo que ajuda a sobreviver a todos os perigos que nos rodeiam. Mas existe outro tipo de medo que precisamos aprender a vencer.

 

Aprenda como lidar com o medo.

E saiba que é possível vencer o medo.

O medo é um mecanismo muito saudável e normal em todas as pessoas. Mas existem alguns tipos de medo que não são bons nem reais, que simplesmente inventamos. Talvez porque tivemos uma experiência muito forte que virou um trauma na nossa vida. O medo é um sentimento que bloqueia as nossas ações. Você pode achar engraçado, mas tem gente que tem medo de mostarda ou de pepino.

Para que serve?

O medo serve para a gente detectar o perigo e poder fugir dele. Se a gente não sentisse medo de um leão feroz e desse de cara com um deles na floresta, com certeza ia virar jantar. Se a gente não tivesse medo, nadaria em um lago cheio de crocodilos.

O medo também ajuda a reagir em um momento de perigo. Por exemplo, se começarmos a tremer, logo procuramos um agasalho ou uma maneira de sair, para que nada de mal nos aconteça.

Não se limite

Mas existem muitos outros medos que não são necessários para sobreviver e que só existem na nossa cabeça. São medos de situações, coisas ou pessoas que não poderiam nos prejudicar. O medo é um sentimento de grande inquietação.

Temos que aprender a superar esse tipo de medo, porque não representa um perigo real e porque nos limita quando queremos fazer várias coisas. Então como vencer o medo? Quantas vezes você deixou de fazer alguma coisa por medo? Quando você não enfrenta o medo, ele fica mais forte.

Todos nós já perdemos experiências incríveis ou deixamos de fazer coisas que queríamos muito, porque uma sensação nos segurava. Essa sensação era o medo. Por exemplo, o medo de falar em público, de se enganar, de rirem de nós se formos cantar ou dançar.

Esses medos em geral aparecem porque imaginamos situações que não existem ou que são diferentes do que imaginamos. Por exemplo, quando estamos falando em público e achamos que todos estão rindo da nossa cara.

Encare seus medos

Não existem regras de como lidar com o medo. O medo tem que ser controlado a partir da mente, da nossa imaginação. Afinal, ela é a culpada de alimentar todos esses pensamentos que não correspondem à realidade. Para vencer o medo, é preciso enfrentá-lo.

Para se livrar dos medos que só incomodam, só tem uma solução; primeiro você precisa identificar o medo e depois tem que enfrentá-lo, tem que fazer justamente aquilo que mais dá medo.  Só assim você vai perceber que não acontece nada de ruim.

Mas cuidado, isso não quer dizer que você vá enfrentar um leão ou mergulhar até o fundo do mar sem saber nadar. Só quer dizer que você pode enfrentar todos esses medos que não representam um perigo para sua vida ou sua saúde.

 

Superar os medos é muito difícil, mas às vezes a gente nem tenta. A gente desiste de vencer antes de tentar, porque o medo congela e faz a gente ficar no lugar mais confortável e mais seguro, ou seja, bem longe dele. O medo nos leva a fazer justamente o contrário do que precisamos fazer para vencê-lo. Aprender e entender como lidar com o medo ainda é a melhor maneira de nos livrarmos dele.

Fechar
 
 
0
Comentários
Sé felíz tambeín en esos días
A Proteção Que Cabe No Seu Bolso!
Poll quente do dia
Que tipo de proteção feminina você prefere?
37148609
Só absorvente externo. 
Só absorvente interno. 
Alterna entre absorvente externo e absorvente interno. 
Absorventes diários. 
excontre este e outros quizzes
Iniciar
De que cor é o seu mundo?
bbblink